Pelotas atinge cerca de 90% da taxa de atualização cadastral e supera média nacional
Por César Soares
Em mais uma atividade itinerante do setor de Cadastro da Secretaria de Assistência Social (SAS), desta vez na Santa Terezinha, 139 pessoas foram atendidas entre registros novos e atualizações ao longo desta sexta-feira (14) no Terezinha Futebol Clube. O município já atinge cerca de 90% dos cadastros atualizados de pessoal com renda de até meio salário mínimo, superando a média nacional, cuja taxa oscila em 86%.
Durante o dia, a mobilização contou com a equipe de 13 servidores, dentre eles, cinco da cidade de Juazeiro do Norte (CE), que integram a força-tarefa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e estão na cidade para auxiliar nesse trabalho. Conforme o coordenador do Cadastro Único (CadÚnico) em Pelotas, Maicon Machado, a participação desse grupo, que fica em Pelotas até o final do mês, é muito bem-vinda.
“É extremamente importante a presença deles aqui, porque nos auxiliam muito nesse momento importante de reconstrução, principalmente porque temos uma equipe pequena e a demanda de trabalho aumentou diante das mudanças para acesso aos programas estaduais emergenciais”, observou.
Números em Pelotas
– 52.522 famílias inseridas no Cadastro Único
– 40.629 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos
– Taxa de atualização em torno de 90%
De acordo com os dados mais recentes, a Taxa de Atualização Cadastral (TAC) no município, de famílias com renda de até meio salário mínimo, gira em torno de 90%, enquanto a média nacional é de 86,6%.
Atualmente já são
– 35.770 famílias com renda até meio salário mínimo
– 31.796 famílias com renda até meio salário mínimo com o cadastro atualizado